AA Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma das instituições de ensino mais tradicionais do País, com atuação centenária e atualmente com 35 mil alunos em mais de 40 cursos. Possui campi de graduação e pós-graduação em São Paulo, Barueri (Campus Tamboré), Brasília, Campinas, Recife e Rio de Janeiro (como Faculdade Morais Júnior - Mackenzie Rio), além de unidades de educação infantil. O campus principal, em Higienópolis, na região central de São Paulo, é tombado e reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Este conjunto educacional no coração da capital paulistana é conhecido por seu estilo arquitetônico, espaço arborizado e abrigo de lugares históricos. Para garantir a segurança, com imenso fluxo de alunos e funcionários, uma parceria com a BRMobility foi firmada há 2 anos, para a utilização de diciclos elétricos em rondas de patrulhamento.
Como instituição de ensino, o Mackenzie tem preocupação de levar aos seus alunos uma mensagem voltada para as pautas ligadas à proposta ambiental, social e governança (ESG, na sigla em inglês). Assim, faz todo sentido a utilização de diciclos elétricos, que não poluem a atmosfera, usam energia limpa para recarregamento e otimizam as rondas dos seguranças, fornecendo desta forma melhores condições de trabalho e integração.
Curiosidades
Antigos alunos do Mackenzie se destacaram na criação de soluções para a sociedade e obras de impacto urbanísticos. É o caso de Chu Ming Silveira, formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) do Mackenzie, responsável pela concepção do famoso "orelhão" no ano de 1971. Nesta época, a arquiteta chefiava o Departamento de Projetos da Companhia Eletrônica e foi desafiada a criar um protetor para os telefones públicos, que se transformou em um ícone do design brasileiro e mobiliário urbano mundial.
Já os edifícios Mirante do Vale, Edifício Itália e Farol Santander receberam assinatura de profissionais formados no Mackenzie. O projeto do Mirante do Vale, no Vale do Anhangabaú, tem 170 metros de altura e 50 andares e foi projetado por Waldomiro Zarzur, em parceria com Aron Kogan, ambos formados em 1947 na Escola de Engenharia. Já o famoso Edifício Itália, localizado na Praça da República, foi projetado pelo professor Adolf Franz Heep.
Por último, o projeto do Farol Santander teve a participação do antigo mackenzista Plínio Botelho Amaral. O edifício foi inspirado no Empire State Building e tem 161 metros de altura e 35 andares.