OOs passageiros da linha vermelha do Metrô de São Paulo estão cada vez mais acostumados – e entusiasmados - com os diciclos elétricos de patrulhamento, também conhecidos por “segway”, utilizados por seguranças nas estações e áreas de embarque. O Metrô firmou contrato com a BRMobility há 3 anos e, desde então, o resultado foi o aperfeiçoamento no atendimento ao público e maior agilidade das equipes de segurança na operação do sistema.
Estudo da área técnica do Metrô indica que, além de proporcionar melhorias no deslocamento e patrulhamento, o uso dos diciclos BRMobility aumentou a sensação de segurança entre os usuários.
Dentro do Metrô, não é difícil perceber rapidamente esta interação positiva entre passageiros e a equipe de apoio. “Fica muito fácil ver eles no meio de tanta gente, estão sempre mais altos e se destacam mesmo de longe. Com certeza dá mais segurança para quem usa diariamente o Metrô. Sempre que preciso de informação ou ajuda procuro um destes veículos”, afirmou a comerciante Ana Paula Silveira, moradora do Tatuapé e que usa diariamente o transporte público para ir ao trabalho.
“O Metrô é o melhor meio de locomoção para as grandes cidades do mundo. É um transporte limpo, então o uso de veículos elétricos para fazer a ronda de segurança é totalmente favorável. Melhora a percepção e a importância de uma mobilidade sem emissões de poluentes para a população em geral”, definiu o engenheiro Paulo Duarte, que também usa o Metrô como meio de transporte pela capital paulista.
Os veículos BRMobility usam energia 100% limpa, com carregamento por baterias elétricas, não poluem e não produzem ruídos. Também garantem eficiência no planejamento de proteção e segurança e facilitam o trabalho diário, ao permitir menor desgaste físico e potencializar o serviço. Os diciclos são ideais para uso em amplos espaços e conseguem patrulhar, no mesmo período de tempo, áreas até 5 vezes maiores que uma ronda a pé.
Atualmente são seis diciclos elétricos disponíveis nas estações da capital paulista. No início, as operações se concentraram na Sé, a maior em volume de passageiros (cerca de 600 mil por dia) e também importante entroncamento entre as linhas azul e vermelha. Para se ter uma ideia da importância do metrô na vida dos paulistanos, são transportados diariamente uma média de 5 milhões de passageiros, em mais de 90 estações.
Hoje, os diciclos BRMobility estão alocados principalmente na linha vermelha, sem estações fixas. Por conta de sua praticidade, eles podem se deslocar rapidamente pelas plataformas e até viajar dentro dos vagões, para irem a locais que necessitam de uma atenção especial.
A BRMobility desenvolveu o projeto de uso dos diciclos em estações do Metrô há 5 anos e, desde então, ficou evidente o sucesso da utilização da mobilidade elétrica para equipes de segurança e outros staffs. Em breve, serão disponibilizados dois novos veículos para a linha amarela, para uso na nova estação Vila Sonia (zona sul de São Paulo).